domingo, 13 de outubro de 2013

ESTUDO BÍBLICO, SOBRE O BATISMO BÍBLICO, ACOMPANHE COM A BÍBLIA.


PARTE 5 – BATISMO

O Cristianismo não é uma religião baseada somente em ritos (normas religiosas de culto).
O Espírito Santo nos dá liberdade para o adorarmos.
Sacramento é a participação direta da graça ao que participa da ordenança.
Há duas cerimônias essenciais e divinamente ordenadas: O Batismo e a Ceia.
1) O BATlSMO NAS AGUAS:
O batismo de Jesus marcou o início de seu ministério.
Poucos estudiosos discutem hoje o fato de que João Batista batizou Jesus, mas o exato propósito e
importância do seu batismo ainda são matéria controversa.
Os relatos dos Evangelhos concordam que quando João batizava outras pessoas esse ato era um
sinal do arrependimento delas (Mateus 3:6-10; Marcos 1:4-5 e Lucas 3:3-14).
Ele proclamava que o reino dos céus estava próximo e que o povo de Deus deveria se prepara para
a vinda do Senhor pela renovação da fé em Deus.
Para João, isso significava arrependimento, confissão de pecados e vida de retidão. Se for assim,
por que Jesus precisaria ser batizado?
Se Jesus não era pecador, como o Novo Testamento diz (II Coríntios 5:21; Hebreus 4:15 e I Pedro
2:22), por que Ele se submeteu ao batismo de arrependimento para perdão de pecados?
Os Evangelhos respondem.
A) O BATISMO NAS AGUAS NO EVANGELHO DE MARCOS
Marcos apresenta o batismo de Jesus como uma preparação necessária para seu período de
tentação e ministério.
Em seu batismo Jesus recebeu a aprovação do Pai e a unção do Espírito Santo (Marcos 1:9-11). A
ênfase de Marcos na relação especial de Jesus com o Pai, - "Tu és o meu Filho amado, em ti me
comprazo” (Marcos 1:11) - aproxima duas importantes referências do Velho Testamento.
A messianidade de Jesus é apresentada de uma maneira totalmente nova, na qual o Messias
reinante (Salmo 2:7) é também o Servo Sofredor do Senhor (Isaías 42:1).
A crença popular judaica esperava um Messias reinante que estabeleceria o reino de Deus, não um
Messias que sofreria pelo povo.
No pensamento dos judeus a chegada do reino dos céus estava também associada com ouvir a voz
de Deus e com a dádiva do Espírito de Deus.
B) O BATISMO NAS AGUAS NO EVANGELHO DE MATEUS
O relato de Mateus sobre o batismo de Jesus é mais detalhado do que o de Marcos.
Começa destacando a relutância de João Batista em batizar Jesus (Mateus 3:14), que foi persuadido
somente depois de Jesus lhe ter explicado: "Deixa por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a
justiça." (Mateus 3:15).
Embora o significado pleno dessas palavras seja impreciso, elas pelo menos sugerem que o batismo
de Jesus era necessário para cumprir a vontade de Deus, ou seja, Jesus deu o exemplo, para todos
seguirem, ele mostrou o que deveríamos fazer.
Tanto no Velho como no Novo Testamento (Salmo 98:2-3; Romanos 1:17) a justiça de Deus é vista como
a salvação Dele para o Seu povo.
Por isso o Messias pode ser chamado de "O Senhor é nossa justiça" (Jeremias 23:6, Isaías 11:1-5).
Jesus disse a João Batista que seu batismo era necessário para fazer a vontade de Deus em trazer a
salvação sobre seu povo.
Assim a declaração do Pai no batismo de Jesus é apresentada na forma de uma declaração pública.
Enfatizava que Jesus era o servo ungido de Deus pronto para iniciar seu ministério, trazendo a
salvação do Senhor.
C) O BATISMO NAS AGUAS NO EVANGELHO DE LUCAS
Lucas menciona rapidamente o batismo de Jesus, colocando-o em paralelo ao batismo de outros que
se referiram a João Batista (Lucas 3:21-22).
Ao contrário de Mateus, Lucas coloca a genealogia de Jesus depois de seu batismo e antes do início
de seu ministério.
O paralelo com Moisés, cuja genealogia ocorre logo antes do início de seu trabalho (Êxodo 6:14-25),
não é mera coincidência.
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Provavelmente pretendeu-se ilustrar o papel de Jesus ao trazer livramento (salvação) ao povo de
Deus assim como Moisés fez no Velho Testamento.
Em seu batismo, na descida do Espírito Santo sobre si, Jesus estava apto a desempenhar a missão
para a qual Deus O havia chamado.
Em seguida a sua tentação (Lucas 4:1-13), Jesus entrou na sinagoga e declarou que havia sido
ungido pelo Espírito para proclamar as boas novas (Lucas 4:16-21).
O Espírito se fez presente no Seu batismo para ungi-lo (Atos 10:37-38).
Em seu relato, Lucas tentou identificar Jesus com as pessoas comuns. Isso é visto no berço da
história (com Jesus nascido num estábulo e visitado por humildes pastores, Lucas 2: 8-20) e através da
genealogia (enfatizando a relação de Jesus com toda a humanidade, Lucas 3:38) logo depois do batismo.
Assim, Lucas via o batismo como o primeiro passo de Jesus para se identificar com aqueles que Ele
veio salvar.
Somente alguém que era semelhante a nós poderia se colocar em nosso lugar como nosso
substituto para ser punido com morte pelo pecado.
Jesus se identificou conosco a fim de mostrar seu amor por nós.
No Velho Testamento o Messias era sempre inseparável do povo que representava (veja Jeremias
30:21).
Embora o "servo" em Isaías seja algumas vezes visto de maneira conjunta (Isaías 44:1) e outras
vezes como indivíduo (Isaías 53:3), ele é sempre visto como o representante do povo de Deus (Isaías
49:5-26), assim como o servo do Senhor.
Evidentemente Lucas, bem como Marcos e Mateus, estava tentando mostrar que Jesus, como
representante divino do povo, tinha se identificado com ele no batismo.
D) O BATISMO NAS AGUAS NO EVANGELHO DE JOÃO
O quarto Evangelho não diz que Jesus foi batizado, mas que João Batista viu o Espírito descendo
sobre Jesus (João 1:32-34).
O relato enfatiza que Jesus foi a João Batista durante seu ministério de pregação e batismo; João
Batista reconheceu que Jesus era o Cristo, que o Espírito de Deus estava sobre Ele e que era o Filho de
Deus.
João Batista também reconheceu que Jesus, batizava com o Espírito Santo, ao contrário de si
mesmo (João 1: 29-36).
João Batista descreveu Jesus como o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29).
O paralelo do Velho Testamento mais próximo desta afirmação se encontra na passagem do "servo
do Senhor" (Isaías 53: 6-7).
É possível que "Cordeiro de Deus" seja uma tradução alternativa da expressão aramaica "servo de
Deus".
A idéia de Jesus como aquele que tira os pecados das pessoas é obviamente o foco do quarto
Evangelho.
Seu escritor sugere que João Batista entendeu que Jesus era o representante prometido e salvador
do povo.
2) O BATISMO CRISTÃO:
Rito de Ingresso na Igreja Cristã, e simboliza o começo da vida espiritual.
Sugere a fé em Cristo e é administrado somente uma vez porque pode haver somente um começo
de vida espiritual.
Batismo é o anúncio público de uma experiência pessoal. É um ato cristão de obediência e um
testemunho público do desejo do crente de se identificar com Cristo e segui-lo.
Jesus nos deu seu exemplo e ordenou o ensino sobre o batismo.
João Batista batizou Jesus no Rio Jordão, deixando-nos o exemplo para fazer o mesmo como uma
afirmação pública da nossa fé.
Da mesma forma, Jesus mandou que seus discípulos batizassem outros crentes (Mateus 28:19).
O batismo é um símbolo da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo.
É uma visão externa da mudança interna de uma pessoa.
O crente deixa para trás a velha maneira de viver em troca de uma nova vida em Cristo.
É símbolo de salvação – não um requisito para a vida eterna.
Entretanto, como um ato de obediência, também não é opcional para os cristãos.
O batismo indica nosso desejo de dizer à nossa igreja e ao mundo que estamos comprometidos com
a pessoa de Jesus e seus ensinamentos.
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3) O BATISMO DE JOÃO
Batismo significa mergulhar ou imergir.
Um grupo de palavras diversas pode ser usado para significar um rito religioso para um ritual de
limpeza.
No Novo Testamento, se tornou o rito de iniciação na comunidade cristã e era interpretado como
morte e nascimento em Cristo.
João, o Batista, pregava o "batismo de arrependimento para o perdão dos pecados" (Lucas 3:3).
Todos os evangelistas concordam sobre isso (Mateus 3:6-10; Marcos 1:4-5; Lucas 3:3-14).
Reconhecemos o batismo como símbolo do nosso redirecionamento na vida.
Nós nos arrependemos de nossa velha maneira de viver em pecado e desobediência.
Mudamos a rota e damos uma nova partida.
As origens do batismo de João são difíceis de traçar.
Possui semelhanças e diferenças em relação a obrigações e exigências feitas pelos judeus aos
pagãos novos convertidos, tais como o estudo da Torá, circuncisão e o ritual do banho para expiar todas
as impurezas do passado gentio.
A prática do batismo de João tinha os seguintes resultados:
1. Era intimamente relacionado com arrependimento radical, não somente dos judeus, mas também
dos gentios.
2. Indicava claramente ser preparado para o Messias, que batizaria com o Espírito Santo e traria o
batismo de fogo (Mateus 3:11).
3. Simbolizava purificação moral e assim preparava as pessoas para a vinda do reino de Deus
(Mateus 3:2; Lucas 3:7-14).
4) AS CONCLUSÕES DOS EVANGELHOS
Nos quatro Evangelhos está claro que o Espírito Santo veio sobre Jesus no seu batismo para
capacitá-lo a fazer a obra de Deus.
Os quatro escritores reconheceram que Jesus foi ungido por Deus para cumprir sua missão de trazer
salvação ao mundo.
Essas idéias são a chave para o entendimento do batismo de Jesus.
Naquela ocasião no início de seu ministério, Deus ungiu Jesus com o Espírito Santo para ser o
mediador entre Deus e o seu povo.
No seu batismo Jesus foi identificado como aquele que carregaria os pecados das pessoas; Jesus foi
batizado para se identificar com o povo pecador.
Da mesma forma, nós somos batizados para nos identificarmos com o ato de obediência de Jesus.
Seguimos seu exemplo fazendo uma pública confissão do nosso comprometimento com a vontade
de Deus.
Cerimônia em que se usa água e por meio da qual uma pessoa se torna membro de uma igreja
cristã.
O batismo é sinal de arrependimento e perdão (At 2.38) e união com Cristo (Gl 3.26-27), tanto em
sua morte como em sua ressurreição (Rm 6.3-5).

5) CARACTERISTICAS DO BATISMO:


a)MODO: ”batizar”significa mergulhar ou imergir.
Do grego “baptisma”, significa imersão, submersão:
1) Rito de purificação pelo qual as pessoas, mediante a confissão dos seus pecados, comprometiamse
a uma transformação espiritual, obtinham perdão de seus pecados passados e qualificavam-se para
receber os beneficios do reino do Messias que em breve seria estabelecido. Este era um batismo cristão
válido e foi o único batismo que os apóstolos receberam.
2) Rito de imersão na água, como ordenada por Cristo, pelo qual alguém, depois de confessar seus
pecados e professar a sua fé em Cristo, tendo nascido de novo pelo Santo Espírito para uma nova vida,
identifica-se publicamente com a comunhão de Cristo e a igreja (Mt.28:19,20).
Em Rm 6:3, Paulo afirma que fomos “batizados na sua morte”, significando que estamos não apenas
mortos para os nossos antigos caminhos, mas que eles foram sepultados. Retornar a eles é tão
inconcebível para um Cristão quanto para alguém desenterrar um cadáver.
O mandamento judáico sugeria batismo de prosélito “conversão de um pagão ao judaismo”.
O convertido ficava de pé na água até o pescoço e enquanto era lida a Lei, ele submergia na água
como sinal de que fôra purificado das contaminações do paganismo e começara uma vida nova como
membro do povo da aliança.
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Submersão x Aspersão (Derramar Agua): lnfluenciada por idéias pagãs não-bíblicas, a aspersão é
administrada somente aos enfermos e moribundos que não podem ser imersos em água.
O método prático se generalizou.
Contudo, o método correto e bíblico é a imersão o qual corresponde ao significado simbólico do
batismo, a saber, morte, sepultura e ressurreição de Jesus (Rm.6:1-4).
b) PEDOBATISMO (BATISMO DE CRIANÇAS):
O batismo não é a mesma coisa que circuncisão (tirar o prepúcio dos meninos) e não era o mesmo
sentido de santificação moral como em (1Co.7:14).
Não é possível porque restringe sua prática aos que podem exercer a fé conscientemente, podendo
ter sido batizadas as maiores que já entendessem o seu significado (1Pe.3:21).
Não podem exercer a fé; mas podem ir a Cristo (Mt.19:13,14) e serem apresentados (consagrados),
conforme (Lc.2:21-34).
Em (At.2:38), o original grego fala do batismo “sobre” o nome de Cristo, significando uma declaração
de reconhecimento de fé em Jesus e não uma fórmula batismal.
Ser batizado em nome de Jesus significa encomendar-se inteira e eternamente a Ele como Salvador
enviado do Céu, e a aceitação de sua direção como guia e enviado (Mt.28-19).
Esta fórmula trinitariana testifica a submersão em comunhão espiritual da Trindade. Recebemos: A
graça de Jesus, o Amor de Deus e a Comunhão com o Espírito Santo.
c) APTOS AO BATISMO: Todos os que sinceramente se arrependem dos seus pecados e exercitam
uma fé viva em Jesus, agindo em confissão de fé (At.8:37), Oração (At.22:16) e Voto de Consagração
(1Pe.3:21).
É importante o discipulado para que possam crescer na fé cristã, antes e depois do batismo.
d) EFICÁCIA DO BATISMO:
O batismo nas águas não tem poder para salvar, pois se batizam os salvos que aceitaram a Jesus,
mas é essencial para a integral obediência a Cristo.
A eleição do Convertido se completa por sua pública admissão como membro da igreja de Cristo
(Como o presidente eleito pelo povo e depois, toma posse do cargo ou como a noiva que casa e agora vai
à lua-de-mel). É uma etapa progressiva como: namorar, enoivar, casar e ter filhos.
e) SIGNIFICADO DO BATISMO: Sugere Quatro Idéias:
1)SALVAÇÃO: A descida do convertido às águas retrata a morte de Jesus efetuada. A submersão
do convertido fala da morte (sepultamento) e o levantamento do convertido significa a conquista sobre a
morte (ressurreição).
2)EXPERIÊNCIA: O fato desses atos serem efetuados pelo convertido, demonstra sua identificação
espiritual com Jesus.Cristo morreu pelo pecado para morrermos para o pecado; Cristo ressuscitou dentre
os mortos a fim de vivermos uma nova vida de justiça.
3)REGENERAÇÃO: A experiência do novo nascimento é descrita como “lavagem”ou
“banho”renovador e restaurador(Tito 3:5) porque pelo meio dela, a lavagem, os pecados (contaminações
da vida de outrora) foram lavados. Deus, em união com a morte de Cristo e pelo Espírito Santo, purifica a
alma.
O batismo nas águas significa esta purificação (At. 22:16).
4)TESTEMUNHO: Ser batizado é ser revestido de Cristo (61.3:7). Batismo nas águas significa que o
convertido, pela fé, ”vestiu-se” de Cristo (Seu caráter) de modo que as pessoas possam ver Cristo nele; é
como “vestir o uniforme do Reino de Deus. Como soldado alistado e em treinamento para o combate
contra o mal, o diabo e o pecado.” Lembre só Jesus pode perdoar pecados, não existe outro nome alem de Jesus. Amém


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