sábado, 8 de fevereiro de 2014



Você já parou para pensar o quanto a palavra de Deus é poderosa? Olhe para natureza e veja a grandeza do Criador! Ele criou todas as coisas, mas tudo foi formado através de sua Palavra! Deus disse: “Haja luz!” e houve luz, e assim aconteceu com o firmamento, com seu nascimento (Sl. 139), com os animais etc. Através da Palavra do Senhor foi recebida a promessa que Abraão seria pai de uma grande nação, e até hoje ele é considerado o nosso pai na fé. Essa mesma palavra de Deus foi falada através da boca do profeta Ezequiel e um exército se levantou num cemitério de ossos secos! Essa palavra foi pregada pelos apóstolos e teve poder para salvar milhões de pessoas no primeiro século. Essa palavra é poderosa, atual, capaz de abrir e fechar portas, levantar ou abater reis, ressuscitar pessoas e restaurar a sua vida!

A palavra tornou-se carne e habitou entre nós (João 1): A bíblia compara o próprio Jesus com a Palavra de Deus, pois ele é o verbo. O verbo na gramática dá ação a uma oração. A bíblia diz que Jesus se humilhou tornando-se semelhante aos homens, mas através disso ele mostrou o que a Palavra de Deus representa. Ele deu ação ao amor do Senhor pelo homem e mostrou o caráter de Deus. As suas palavras foram de amor, de doçura, de restauração, de renovação e de vida! Jesus mostrou o caráter de amor de Deus através de suas palavras e de sua vida. É claro que com os religiosos (aqueles que conhecem a Palavra, mas não a praticam) Jesus foi bem duro. Ele teve uma palavra profética para cada ocasião, para cada grupo, para cada pessoa. A bíblia diz que aqueles que aceitarem essa Palavra (Jesus), Deus daria o poder para eles de serem feitos filhos de Deus. Ou seja, essa Palavra em nós nos dá nova vida como Filhos de Deus, não como escravos!

A bíblia é a Palavra de Deus e você deve segui-la: João Calvino disse que não existe nada do homem na Bíblia, tudo foi vindo de Deus. John Wesley disse que a bíblia não pode ter sido escrita por homens bons, pois eles falam seus erros e pecados e além disso colocam sempre “Assim diz o Senhor...”, homens bons não iriam mentir. Ele disse que tão pouco a bíblia seria escrita por homens maus, pois fala contra o mal e diz que o diabo foi derrotado na cruz. A bíblia foi escrita num período de 1500 anos, com 66 livros, com 44 autores de diferentes culturas, profissões e idades, em três línguas diferentes, em três continentes diferentes. Entretanto, ela permanece como um livro unificado, sem contradições. Várias profecias já foram cumpridas, muitas têm sido cumpridas e outras serão. Muitas outras provas cientificas e históricas mostram claramente que a bíblia foi escrita por homens, mas inspirados pelo Espírito - ela é a Palavra de Deus! “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2 Tm 3:16-17). A Palavra de Deus pode servir para várias coisas, pois ela é poderosa. Mas nesse texto diz que ela é inteiramente inspirada por Deus, e útil para o ensino, para repreensão, para a correção e para a instrução na justiça (retidão ou santidade), para que você seja apto e preparado para o ministério (obra do Senhor). Ou seja, não adianta você ter sua bíblia, mas não ler e meditar nela. Você só estará pronto para a caminhada com Deus quando estiver apto em dominar a Palavra de Deus. Um ministro que não se alimenta da Palavra certamente cairá em pecados e enganos ou será alguém fraco. Amemos a Palavra!

A Palavra de Deus não agrada a carne, o diabo e o mundo: A Bíblia diz que a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração (Hb. 4:12). Isso significa que muitas vezes a palavra de Deus vai cortar a carne e a vontade do homem e será motivo de dor. Viver segundo a palavra é viver na contramão do sistema desse mundo, é renovar a mente segundo os pensamentos de Deus (Rm.12:1-2), é carregar a cruz de Cristo! Muitas vezes aquela pessoa que vive segundo a Palavra não será entendida e será contrariada pelas próprias pessoas que ela ama. "Não é a minha palavra como o fogo", pergunta o Senhor, "e como um martelo que despedaça a rocha?” (Jr. 23:29)

A Palavra de Deus é poderosa para muitas coisas que podem ser aplicadas em nossas vidas: Ela tem o poder de santificar (João 17:17 / 1 Tm. 4:5) e limpar o coração do homem (João 15:3). Aqueles que permanecem nela são verdadeiros discípulos de Jesus (João 8:31). Ela tem o poder de ser uma espada de ataque e defesa contra o inimigo (Ef. 6:17), de sustentar o jovem puro em seu caminhar (Sl. 119:9), de trazer vida (Sl. 119:25 / 1 Pe. 1:23,25), de nos guardar (Sl. 17:4), de trazer alegria (Jr. 15:16), de nos sarar (Sl. 107:20), de nos alimentar (Lc. 4:4), de nos fortalecer (Sl. 119:28). A palavra de Deus também tem o poder de ser imortal e imutável, céus e terra passarão, ela não passará (Mt. 24:35). Ela tem o poder de discernir a verdade da mentira (Hb. 5:12-14), de nos trazer perseverança e bom ânimo nos tempos difíceis (Rm. 15:4), de nos instruir na solução dos problemas mais complicados (Cl. 3:16 / Sl. 119:105), de nos santificar do pecado (Ef. 5:26), de nos fazer crescer espiritualmente (1 Pe. 2:2), de gerar fé em nós (Rm. 10:17), de libertar (Jo. 8:32), de expor o coração do homem e colocar à luz o que está escondido (Hb. 2:12,13). Ela tem o poder de atingir o propósito a qual ela foi lançada (Is. 55:10,11). Obedecer, declarar e praticar a Palavra trará vitórias e recompensas incríveis para nós!


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

GLÓRIA A DEUS