terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

TUDO É A LUZ DA BÍBLIA PROCURE APRENDER A BÍBLIA?




DIVÓRCIO - SOU EVANGÉLICO E MEU CASAMENTO ACABOU POSSO ME DIVORCIAR?

Pastor Wanderson da Silva
prwdasilva@hotmail.com
www.terapiasexualcristao.wordpress.com






POSSO DIVORCIAR-ME MESMO QUE NÃO HOUVE ADULTÉRIO?
PERDEREI A SALVAÇÃO SE DIVORCIAR?

AMADO (A) SOU PASTOR DA ASSEMBLEIA DE DEUS E TERAPEUTA SEXUAL CRISTÃO TRATANDO DE TEMAS E ASSUNTOS QUE GERALMENTE AS IGREJAS NÃO FALAM, NÃO TRATAM E QUANDO O FAZEM FICA POUCO ESCLARECIDO. O TEXTO A SEGUIR NÃO E UM DESAFIO A CRENÇA OU DOUTRINA DE NENHUMA IGREJA E MUITOS MENOS UMA NOVA DOUTRINA OU PRÁTICA A SER SEGUIDA MAS SIM RESPOSTA A UM POVO QUE CLAMA COM DORES QUE MUITAS IGREJAS TEM IGNORADO.

Para que você possa entender mais desse trabalho visite o blog:
>>> www.terapiasexualcristao.wordpress.com


Este artigo nasceu com uma pergunta de uma irmã durante uma seção na terapia sexual, a qual me chamou a atenção pelo o fato de que são muitos os evangélicos vivendo uma prisão dentro de suas próprias casas. Tal irmã disse:

“Pastor preciso de ajuda: Não tenho com quem falar, não aguento mais a carga e o peso que é conviver com meu esposo. Não podemos nem viver mais na mesma cama, preciso sair dessa luta, ja tentei de tudo e nada deu certo, o amora acabou e estou com profunda depressão!!! Oração e jejum não mudou nada ate agora e ja esperei um tempo e não aguento mais. Sinto vontade de morrer por não ver saida. POSSO DIVORCIAR-ME SEM PERDER A SALVAÇÃO?...”

Ao ser perguntado pela irmã, Deus tocou em meu coração e vi a necessidade de esclarecer esse outro lado escuro de nossos tempos pois verdadeiramente nos dias em que vivemos o numero de divorcio no meio evangélico tem sido tão grande quanto ao do mundo... So que ninguém quer mostrar isso

Entre os principais fatores que levam ao divórcio no meio cristão está a frustração sexual, a qual em parte tem sido causada pelas doutrinas do – TUDO NÃO PODE – E por muitas ignorâncias doutrinarias.

“IGNORÂNCIA + VIDA SEXUAL FRUSTRADA = CASAMENTO DESTRUIDO”


Se lhe contassem os milhares de emails que recebo por mes fora outros milhares que comentam em meu blog sobre questões sexuais dentro do meio evangélico você não acreditaria... De problemas de ereção e masturbação ate pornografia e sexo virtual, mulheres frias, sem desejos, sem orgasmos, problemas estes que tem atacado a muitos crentes fieis sem falar na pergunta numero 1 do crente sobre praticas sexuais sexo oral e anal se pode ou não (curiosidade de todos), tenho ajudado a todos.

Sabemos claramente que o Divórcio não foi, não é, nem nunca será a vontade de Deus para o homem. Sabemos também que a biblia nos fala que mesmo que Deus não planejou que o homem ficasse so, mas que se casasse e vivesse com sua esposa para sempre, Ele (Deus) pela dureza do coração do homem e pelo avanço do pecado no mundo desde os dias da lei, permitiu alguns parâmetros para o divórcio, pois se assim não o fizera, o povo desde a antiguidade como também hoje estariam se separando por qualquer motivo.

No tempo da lei e do Novo testametno o divórcio era permitido se:

Ø Houvesse caso de Indecência (a falta de virgindade, pecado sexual) encontrado na mulher;
Ø Houvesse adultério, tanto o adúltero como a adúltera seriam condenados a morte.


Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.

Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem,

E este também a desprezar, e lhe fizer carta de repúdio, e lha der na sua mão, e a despedir da sua casa, ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer,

Então seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la, para que seja sua mulher, depois que foi contaminada; pois é abominação perante o SENHOR; assim não farás pecar a terra que o SENHOR teu Deus te dá por herança.

DEUTERONÔMIO 24:1-4

Em ambos casos a vitima ficaria livre do julgo do matrimonio, livre para casar-se de novo. Contudo os fariseus nos dias de Jesus ja haviam mal interpretado essa lei, ou melhor dizendo, este parâmetro da lei sobre o divórcio – ENTENDA-SE QUE DIVÓRCIO FOI UMA CONCESSÃO E NÃO MANDAMENTO MAS SIM UMA LIMITAÇÃO DO MESMO. Contudo o povo ja estava se divorciando por qualquer coisa, sem motivos legais que fossem enquadrados nos parâmetros que Deus deixou se caso houvesse a necessidade de um divórcio.

Sendo o divórcio um problema desde os tempos antigos, os fariseus indagaram a Jesus sobre o assunto vendo se o Mestre entraria em contradição na questão: Veja o que Jesus lhes respondeu quanto lhe foi perguntado se o divórcio era permitido:

Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar (DIVORCIAR) sua mulher por qualquer motivo?

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,

E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.

Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

MATEUS 19:3-9



Ou seja, uma vez mais Jesus reforçou aos fariseus que o divórcio não deveria acontencer por qualquer motivo, mas sim se fosse em caso de adultério, traição, pecado sexual, pois estava se tornando comum o fato de que muitos estavam se divorciando sem razão, tinham um problema e não queriam tratar de tal, em troca buscavam a fácil soluçao que era o divórcio. Isso ainda acontece hoje pessoas que não querem passar por luta nem serem perseverantes, porém reconheço outros casos que divórcio é a unica saida.

CONTUDO VAMOS TRAZER ISTO AOS DIAS ATUAIS E ANALIZAR OUTRAS ESCRITURAS BÍBLICAS QUE TAMBÉM NOS FALA UM POUCO MAIS DO DIVÓRCIO.

A realidade que muitos não falam é que uma grande porcentagem de casamentos vivem de aparência, ou seja, o casamento não vai bem, estão em conflitos e muitos até sem vida sexual ativa por longos periodos. O caso da irmã acima que é apenas ums entre as centenas de emails que recebo todo mês de pessoas desesperadas tentando salvar seu casamento, pessoas que amam a Deus, pessoas que pensavam em haver casado com o par de Deus perfeito, depois de muita oração, jejum e confirmação mas que infelizmente, a realidade vivida por muitos deles hoje é tragédia e frustração.

O QUE FAZER QUANDO NÃO DA MAIS CERTO, DEPOIS QUE DE FATO O AMOR SE ACABOU, QUE NÃO HA MAIS INTIMIDADE SEXUAL NEM DIÁLOGO, OU PIOR, JA SE FOI O RESPEITO?

Seria o divórcio uma condenação mesmo quando não houvesse adultério cometido entre as partes envolvidas?

SABEMOS QUE DEUS NÃO MUDA (MAL. 3:6), E PELO FATO DE QUE O TEMA DIVÓRCIO É ALGO POUCO DEBATIDO EM IGREJAS E AINDA FALTA MUITA LUZ PARA AJUDAR AOS QUE ENFRENTAM ISSO OU ESTÃO A PONTO DE COMETE-LO não podemos nos limitar a versiculos isolados apenas, mas sim fazer um estudo mais amplo dentro do contexto biblico apoiando-se em outros versiculos que concordam com o mesmo assunto antes de sairmos por ai condenando aos que passam por tais tragedias.

Hoje existe muitas vidas de cristãos desviados e vivendo no mundo la fora devido a ignorância doutrinaria (homem) de muitas igrejas, e por falta de analize biblico com perspectivas amplas dentro da graça e misericórdia de Deus.

Para efeito de análize tomarei somente 2 partes da biblia para explanar um pouco mais sobre o divórcio e então estabelecerei meu ponto.

VAMOS AO LIVRO DE ESDRAS:

Acabadas, pois, estas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios, e dos amorreus.

Porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras; e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nesta transgressão.

E, ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e sentei-me atônito.

Agora, pois, vossas filhas não dareis a seus filhos, e suas filhas não tomareis para vossos filhos, e nunca procurareis a sua paz e o seu bem; para que sejais fortes, e comais o bem da terra, e a deixeis por herança a vossos filhos para sempre.

Tornaremos, pois, agora a violar os teus mandamentos e a aparentar-nos com os povos destas abominações? Não te indignarias tu assim contra nós até de todo nos consumir, até que não ficasse remanescente nem quem escapasse?

ESDRAS 9:1-3;12;14

Quando lemos este texto vemos que o povo de Deus pecou ao casarem-se com mulheres estrangeiras e isso trouxe a indignação de Deus sobre eles e Esdras o sacerdote e escriba, percebendo a situaçao que estava o povo de Israel, orou ao Senhor intercedendo pelo povo, pelo que levantou Secanias e trouxe a Esdras uma palavra a qual Esdras deu ouvidos.

“Então Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, e casamos com mulheres estrangeiras dentre os povos da terra, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel.

Agora, pois, façamos aliança com o nosso Deus de que despediremos (divorciaremos de) todas as mulheres, e os que delas são nascidos, conforme ao conselho do meu senhor, e dos que tremem ao mandado do nosso Deus; e faça-se conforme a lei.

Levanta-te, pois, porque te pertence este negócio, e nós seremos contigo; esforça-te, e age.”

Então Esdras se levantou, e ajuramentou os chefes dos sacerdotes e dos levitas, e a todo o Israel, de que fariam conforme a esta palavra; e eles juraram.

ESDRAS 10:2-5
Esdras fez o povo jurar que dariam ouvido a esta palavra, a qual comandava que eles se separassem de suas mulheres e as despedissem pelo fato de que elas eram estrangeiras e não pelo fato de que eles ou elas estivessem em adultério propriamente dito.

Se você tirar o tempo para ler todo o capitulo 10 de Esdras verá que Todos eles haviam se casado com mulheres estrangeiras e portanto todos obedeceram e divorciaram delas ao mando do Senhor Deus.

SE DEUS REALMENTE ODEIA O DIVORCIO COMO DIZ MALAQUIAS 2:16 ENTÃO COMO PODERIA DEUS ESTAR MANDANDO SEU POVO DIVORCIAR DE SUAS MULHERES PELO FATO DE SEREM ESTRANGEIRAS? ESTARIA DEUS VIOLANDO SUA PALAVRA? LÓGICO QUE NÃO....

Quando Deus fala em Malaquias 2:16 que Ele odeia o divórcio, isto quer dizer que Ele não gosta nem é sua vontade perfeita para o homem, contudo há excessões, há permissões de Deus sobre nossas vidas devido aos mesmo pecados que nos envolvemos.

Deus ordenou tal divorcio (Esdras 10:2-5) pelo fato de que seu povo havia casado fora de sua vontade, ou seja não era o casamento de Deus para eles, pois havia uma lei que dizia que seu povo não deveria se casar com povos estrangeiros os quais os levariam ao pecado.

Hoje a mesma palavra se aplica aos nossos tempos. QUANTOS CASAMENTOS DENTRO DE IGREJAS QUE ESTÃO EM PROBLEMAS NÃO SÃO CONSEQUÊNCIAS DIRETAS OU INDIRETAS DO MESMO FATO? TERIAM TAIS CASAIS CASADO FORA DA VONTADE DE DEUS COMO OS ISRAELISTAS?

Jesus disse, “ O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARA”. Muito bem, note que Jesus disse “O que Deus uniu...” mas quantos casamentos estão unidos dentro do meio evangélico porque o profeta FULANO disse que o Cicrano era para Beltrano?! (Eu creio em profécias- mas nas verdadeiras e não as tiradas das cabeças humanas segundo seus sentimentos) . PAREI AQUI

Quantas pessoas se casaram seguindo intuição, carne, desejos sexuais... ou porque a familia pressionou por ser crente, para cobrir pecado sexual, por paixões, por emoção???? Sendo assim, todo casamento que Deus não uniu mas foi unido por outras razões ou situações, O próprio Deus não tem compromisso de mantê-lo, porém por sua misericordia Deus sempre passa por cima de nossas falhas e ainda nos ajuda a consertar nossos erros.

E O SEU CASAMENTO FOI DE DEUS? Será que os problemas de agora estariam sendo causados por esse julgo desigual. Israel havia casado com julgo desigual por isso estavam falhando. Quantas mulheres e homens dentro das igrejas que são instrumentos de Deus mas que infelizmente casaram-se com julgo desigual, com pessoas que não eram convertidas verdadeiramente, outras que ja apontavam ser um problema desde o inicio mas a paixão do momento o impediu de ver... O mesmo mandamento sobre o julgo desigual foi dado no Novo Testamento;

Não vos prendais (UNAIS/CASAIS) a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

2 CORINTIOS 6:14

Tem muitos “crentes” dentro das igrejas que são julgo desiguais e você não vê isso na testa deles, so descobrirá mais tarde. Muitos casamentos da atualidade desmoronam por esse simples fato. Contudo muitos lideres radicais querem somente aplicar a palavra de Mateus 19:9 que diz que o divórcio so poderá ser aceito se houver adultério.

Essa é uma verdade da biblia, mas não toda a verdade. Temos que ver outros textos como o que acabei de descrever acima antes de passar juizo e dizer que a pessoa tem que continuar vivendo amargada dentro de um casamento falido e de aparências.

DE QUE ADIANTA UM CASAMENTO DE APARÊNCIA QUANDO OS CONFLITOS DENTRO DE 4 PAREDES NÃO CESSAM? Todo lider diz somente... ore.. ore... jejue... É certo, a oração tem poder para mudar as pessoas e situações e lhe aconselho que faça o mesmo juntamente com terapias e aconselhamento de casal.

MAS E AQUELES QUE JA TENTARAM DE TUDO.. ORARAM, JEJUARAM, FIZERAM CAMPANHAS, UNGIRAM CASAS, FORAM A TERAPIAS E ENCONTROS... E bom, la esta o elefante na sala??? Deveriam continuar vivendo em aparências e infelizes o resto da vida ou deveriam cometer um adultério para ter base diante da igreja para o divorciar?

Uma vez mais olhe a pergunta que me levou a escrever este tema:

“Pastor preciso de ajuda: Não tenho com quem falar, não aguento mais a carga e o peso que é conviver com meu esposo. Não podemos nem viver mais na mesma cama, preciso sair dessa luta, ja tentei de tudo e nada deu certo, o amora acabou e estou com profunda depressão!!! Oração e jejum não mudou nada ate agora e ja esperei um tempo e não aguento mais. Sinto vontade de morrer por não ver saida. POSSO DIVORCIAR-ME SEM PERDER A SALVAÇÃO?...”


“SIM....!!!!” ESTA FOI A RESPOSTA.

SOU EU A FAVOR DO DIVÓRCIO? NÃO, E ISTO É OBVIO!

ESTARIA EU MANDANDO ALGUÉM DIVORCIAR? NÃO, NÃO POSSO NEM TENHO O DIREITO DE FAZE-LO E EM 90% DOS CASOS CONSIDERANDO DIVÓRCIO NÃO SERIA BIBLICO.

CONTUDO O QUE ESTOU FAZENDO É responder a uma pergunta buscada por muitos que se veêm dentro de casamentos falidos que estão levando suas vidas para o buraco a cada dia e que a igreja continua mostrando so um lado da verdade. Não posso aceitar calado que muitos vivam preso frustrados dentro de uma prisão para sempre quando não há mais paz nem amor, senão o temor e a vergonha de serem rejeitados por uns ou por outros.

NO CASO CITADO ACIMA, a irmã disse ja haver tentado de tudo e nada tem dado certo ao ponto dela esta com depressão profunda. A má lingua falará .. “ha, isto e fraqueza ou demônio”... Bom, fácil é julgar de fora quando não se sabe o inferno que se esta vivendo dentro.

AMADO (A) SE SEU CASAMENTO ACABOU, E VOCÊ TEM CERTEZA DE QUE JA FEZ DE TUDO PARA SALVA-LO E NADA DEU CERTO E VOCÊ ESTA INFELIZ E SEM PAZ, eu digo que é hora de considerar sim o divórcio como a unica solução para que você volte a encontrar sua paz e ser restaurado (a) por Deus.

Vimos em Esdras que Deus mandou o povo divorciar quando o motivo era outro sem ser adultério. Entendemos que o que Deus uniu o homem não separa, mas para isso tem que ser Deus que tenha unido e não nos mesmos. Entendemos que Deus também por sua misericordia, graça e amor passa por cima de nossas faltas e nos perdoa quando arrrependemos de verdade e abandonamos o pecado.

Antes quando eu so via o tema do divórcio de um angulo eu falava diretamente sem pensar que todos divorciados que não foram por causa de Adultério estariam pecando... Ate que um dia um Evangelista numa convenção na Suiça me perguntou:

“ Você crê que o sangue de Jesus perdoa qualquer pecado?” eu disse, “sim”. Ele continou, “ pois é, sendo assim mesmo se a pessoa que divorciou tiver divorciado equivocadamente, se ela tiver cometido um erro em divorciar-se, ou o fizesse sem pensar e pedisse perdão não cre que Deus a perdoaria?... Nesse momento eu vi que eu não estava correto.

NÃO HA LIMITE NO SANGUE DE JESUS PARA O PERDÃO. SE UMA PESSOA FALHA COM QUALQUER PECADO (com excessão do pecado de morte), ESSE PECADO TEM PERDÃO; SEJA A MENTIRA, SEJA A PROSTITUIÇÃO, SEJA O ADULTÉRIO, SEJA UM DIVÓRCIO INDESEJADO E FORA DA VONTADE DE DEUS... A VERDADE É QUE DEUS PERDOARA E RESTAURARÁ TAL PESSOA.

E aqui esta o que eu digo a todos: Amados se seu casamento esta destruido, vivendo de aparência e pecando dentro de 4 paredes atraves de ofensas, falta de perdão e confrontamentos incessantes ISSO NÃO É DE DEUS E ESTÃO EM PECADO DA MESMA FORMA. A biblia diz:

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

AMOS 3:3

Se depois de haverem tentado de tudo e nada tiver dado certo e você esta seguro disto e que não há mais solução para trazer a paz com seu cônjuge, DIVÓRCIO infelizmente e o caminho, e creia na palavra, não importa o que homens, pastores ou igrejas dizerem, Jesus ainda perdoa pecados e ainda restaura vidas.. Se infelizmente divorcio for o seu caso.. creia na restauração de Deus e passe adiante com sua vida.

Há casamentos que tem restauração... Outros infelizmente não, pois quando o homem ou mulher está obstinada em seu coração a acabar com o casamento o amor não volta, nem Jesus da volta nesses casos, pois Deus ainda respeita a vontande, o livre arbitrio do ser humano. Divórcio para mim é o extremo e só em um ultimo caso. Contudo ainda é uma saida para trazer paz e restauraçao a muitos.

E SE PORVENTURA ALGUÉM, OU ALGUM LIDER LHE CONTESTAR OU ACUSAR OU ATE MESMO QUISER TE EXCLUIR DE UMA IGREJA OU LHE TAXAR POR SEU DIVÓRCIO. Pergunte a tal pessoa o mesmo que me foi dito. “HA LIMITE NO SANGUE DE JESUS QUANTO AO PERDÃO DE PECADOS?”... A pessoa sabe que não. Salvo o pecado de morte que é a rejeiçao consciente de Jesus por um cristão maduro, a misericordia e graça de Deus ainda existe para quando tentamos e não conseguimos alcançar sem falhas o proposito perfeito de Deus.

Se tais continuarem a te perseguir... Mude de igreja e comece algo novo onde o povo de Deus seja misericordioso e não condenadores, não sabendo tais que naquilo que condenam serão também condenados. Lute pelo seu casamento, mas se o fim realmente tiver chegado passe adiante, divorciar e se lance na misericordia do Senhor que é para sempre e sobre todos.

PR. Wanderson da Silva - ASSEMBLEIA DE DEUS MADUREIRA / GALERIA DE LA FE INTER-DENOMINACIONAL.

SE DESEJAR UM ACONSELHAMENTO PRIVADO E PERSONALIZADO ENTRE EM CONTATO POR EMAIL: prwdasilva@hotmail.com

CONVIDO-LHE A CONHECER MEU MINISTÉRIO E UM POUCO MAIS SOBRE MINHA VIDA:

www.evangelistasdaultimahora.wordpress.com

AGENDE: CRUZADAS DE CURA DIVINA E INTERIOR, AVIVAMENTO, GOSPEL MUSIC E MAIS.

CONVITES: PARA PALESTRAS E SEMINÁRIOS PARA JOVENS E CASAIS EM SUA IGREJA SOBRE:

• SEXUALIDADE CRISTÃ
• SEXO NO MATRIMÔNIO
• DISFUNÇÕES E DESVIOS SEXUAIS
• MASTURBAÇÃO, PORNOGRAFIA E O PERIGO DO SEXO VIRTUAL.





Se lhes contassem os milhares de emails que recebo por mes fora outros milhares que comentam em meu blog sobre questões sexuais dentro do meio evangélico você não acreditaria... De problemas de ereção e masturbação ate pornografia e sexo virtual, mulheres frias, sem desejos, sem orgasmos, problemas estes que tem atacado a muitos crentes fieis sem falar na pergunta numero 1 do crente sobre praticas sexuais sexo oral e anal se pode ou não (curiosidade de todos), tenho ajudado a todos

Sobre o Autor
FORMAÇÃO MINISTERIAL Pastor Ordenado pelo Ministério: BIBLE MINISTRIES INTERNATIONAL SEMINAR – LAS VEGAS/EUA Ministério Petencostal Inter-denominacional. No Brasil pastor consagrado pela: ASSEMBLÉIA DE DEUS Curso de Teologia Avançada pelo: BIBLE MINISTRES NTERNACIONAL Superior em Teologia pela: Onesimus Bible College (faculdade) – EUA - Concluíndo o Associates Degree. Seminários e cursos pelo: *RHEMA INTERNATIONAL SEMINAR do mundialmente conhecido Pr. Kenneth Hagin. Terapeuta Sexual e Psicanalista Prático. Estudos Inter – Denominacionais pelo: *AMERICAN BIBLE ACADEMY Tradutor e Interprete simultâneo de Inglês: Aprovado pelo TOEFL Idiomas que falado e prega: Inglês e Espanhol (FLUENTE) e o português – sua língua mãe. Email: prwdasilva@hotmail.com




Comentários (23)

MUITO BOM

porluan silva, abril 10, 2010

MEU DEUS DO CÉU EU ESTAVA PRESTES A ABANDONAR A FÉ, POR CAUSA DE UNS ACUSADORES, POIS ESTOU CANCELANDO MEU CASAMENTO POIS NÃO DA MAIS E DEI VARIAS CHANCES MAIS ELA NÃO MUDAVA! EU TINHA NOJO DE MIM MESMO QUANDO DISCUTIA E IA PARA A IGREJA. MEU DEUS DEIXA DEUS TE USAR PASTOR POIS VEIO DO TRONO ESTA RESPOSTA!

Divórcio - Sou Evangélico e Meu casamento acabou, posso me divorciar?

porDenise, julho 19, 2010

Sou separada a mais de 15 anos e muito convicta do que fiz, tendo respaudo bíblico mas sofrendo a anos a fio o preconceito de pessoas do meio cristão. Anteontem numa vigília tive o desprazer de ter os olhos da "Pastora" (cargo que até bem pouco tempo cabia apenas aos homens pois as mulheres deveriam "permanecer em silêncio na igreja"), fitos nos meus a dizer que a mãe dela fala que na família não existe divórcio... Isso me deixou triste pois ela não falava à Igreja mas a mim sendo que ela é uma das poucas pessoas que sabe do que aconteceu comigo. Me sentindo desolada e buscando uma palavra sobre o assunto, abri este site onde quem fala não é um leigo nas coisas de Deus e nem no que tange ao humano; motivo pelo qual me senti confortada e recobrei minhas forças.
Que Deus o abençoe Pastor!
Obrigada!

Meu esposo me deixou...

porSofrendo..., julho 26, 2010

O texto é bom, pena que deu base p meu esposo me deixar. E logo agora que eu estava em Batalha Espiritual pelo nosso casamento. Compreendi meus erros e como estava cegada e como ainda amo meu marido. Mas ele entendeu aqui que teve permissão para me deixar, e que eu destrui a vida dele durante 4 anos. (Mas não fui eu que vim para roubar, matar e destruir) Eu acreditava na familia e na restauração do casamento, mas para ele agora tudo é permissão. Não estou tendo mais forças para lutar não. Estou me sentindo sozinha e destruida. Meus sonhos foram todos afogados.

MENTIRA DO DIABO

porFernando César, outubro 30, 2010

Querido irmão em Cristo,

Trabalho com famílias há muitos anos e a análise referente a algumas passagens bíblicas são totalmente mentirosas, enganosas, fruto da ignorância. Desculpe-me, mas tenho que ser sincero. Nem em caso de adultério, JESUS autoriza o divórcio. Aliás, DEUS é radicalmente contra. Veja no grego as passagens Mateus 5:32 e 19:9. Tem escrito lá PHORNOS e não adultério MOICHOS ou qualquer outra palavra. Quem se divorcia e se casa de novo, aí, sim, está em adultério e longe da salvação. Leia também Romanos 7:2-3, 1 Coríntios 7:10-11. Enquanto há Ministérios levantados por DEUS para restaurar famílias e casamentos, infelizmente há pessoas como o senhor escrevendo heresias, mentiras. Mas, saiba, DEUS vai te cobrar e te exigir tudo isso. procure ler 2 livros importantes: "DIVÓRCIO: COMO RESISTIR A ESSE MAL?" e "DESTRUA O DIVÓRCIO ANTES ELE DESTRUA SEU CASAMENTO". Passar bem.

PORQUE TANTOS DIVORCIOS NO MEIO EVANGÉLICO

porPaulo Teixeira, dezembro 29, 2010

É meu caro "Pastor"...
Por conta de heresias como estas que voce escreve é que há tantos divórcios no meio evangelico.
Sé a pessoa esta com problemas em seu casamento e lê o seu "conselho", é óbvio que vai aumentar o seu desejo de se divorciar.

Esta sua retórica me faz lembrar da cena lá no Éden, onde satanás conduziu a Eva usando a palavra de Deus ao pecado original, e outra cena desta vez no deserto onde o mesmo satanás usando novamente a palavra de Deus tentou seduzir a Jesus a errar diante de Deus.

Agora cabe a voce que nos lê decidir ser como Eva ou como Jesus.

Vele a pena lutar pelo seu casamento.

Dúvida

porNara, fevereiro 11, 2011

Então, amados, gostaria de saber como fica o meu caso. Me casei depois de muita oração e jejum, vigiei bastante na questão ministerial para não me elvolver en um julgo desigual, pertenciamos inclusive à mesma igreja, não pecamos praticando sexo antes do casamento, ambas as famílias foram favoráveis à união e se dão bem até hoje, ele orou vários meses para ter certeza de que deveria falar comigo sobre o que estava sentindo, eu orei e jejuei mais alguns para saber se não era fogo de palha nem da minha parte nem da dele. Durante esse período o amor dele cresceu e o meu tambem, só então nos casamos. Estamos casados ha 16 anos, temos dois filhos e faz 11 anos que sofremos de um problema grave na área sexual. Por um tempo conseguimos ir levando, mas chegou um ponto que estamos pecando por estarmos casados. Não consigo encontrar uma solução. Ja fizemos jejum, própositos, conversamos com líderes, fomos a médicos e não vemos saída. Com isso, durante esse tempo, outras áreas no relacionamento foram ficando muito prejudicadas. A minha dúvida é: vou esperar até quando? Jesus voltar e nós ficarmos aqui casadinhos? Não estamos mais conseguindo ter relações sexuais e não é com consentimento mútuo. Pelo amor de Deus! Cada um fala uma coisa, eu preciso de uma saída!

Agora fiquei realmente só!

porFlávio, abril 13, 2011

Amigo pastor, por um acaso vi essa sua página! Na verdade quem acessou foi minha esposa. Veja bem: estou numa luta muito grande. Sou uma pessoa evangélica e professor de escola biblica. Minha esposa e eu começamos a morar juntos antes de nos casarmos e sermos resgatados por Deus. Temos uma filha de quatro anos e com muita luta a convenci de nos casarmos dentro da lei de Deus. O caso é o seguinte: Antes do matrimonio (religioso propriamente dito), ela cometeu adultério por algumas vezes e chorando me pediu perdão. Eu por me considerar um bom cristão, lhe perdoei. Tivemos muitas lutas. Ela fez encontro de jovens, cursilho de mulheres e alguns outros trabalhos dentro da igreja. Ha menos de um ano nos casamos no civíl e religioso. Foi difícil covense-lá. Mas o casamento saíu. Me sentia realizado perante Deus e nossa comunidade. Mas sem precedentes, minha esposa resolveu se divorciar. Eu não entendo e não sei o porque? A esposa do nosso pastor já conversou com ela e não obteve resposta. Nosso pastor nem sequer conseguiu falar com ela, pois ela não o receberia. Os pais dela não entende o porque? Eu também não! Ela não dá um motivo ou razão aparente. Simplismente diz que não dá mais pra viver comigo! E o pior é que não aceita sair de casa. Eu é que tenho que sair. As últimas vezes que tentei conversar com ela, foi só pra ouvir gritos! Ela me disse que não se arrepende do que me fez no passado. Agora frequenta outra igreja e dormimos em quarto separados. Quando chega as sextas ferias, vai pra casa dos pais e só volta na segunda. Mudou nossa senha do orkut e msn pra eu não acessar mais. E a última coisa que eu sei que ela tem feito é procurar resposta em sites como esse pra justificar sua decisão. Esse seu texto foi a principal resposta pra ela. Ela entedeu que vai pecar agora contra Deus ao nos divorciarmos, E depois pede perdão a Deus por isso e levará uma vida de cristã solteira. Eu estou numa batalha tremenda para tentar salvar nosso matrimonio. Mas estou começando a perder as forças. Na verdade eu entendo que não foi o amor que acabou! Ela não consegue enchergar Deus verdadeiramente. O inimigo a cegou. Ela vive no evangelho mas o evangelho não vive nela. E essa opinião não é só minha! O nosso pastor, amigos nossos, irmãos da igreja e parentes dela genuinamentes evangelicos e até não evangelicos tambem comungão dessa mesma opinião. Infelismente seu texto à levou definitivamente a seguir em frente com o divorcio. E eu sofro com isso. E nossa filhinha de apenas quatro anos vai sofrer também. Mas e agora? Ela me deixando, eu estarei livre para me casar de novo? Ou terei que levar uma vida de seribatário? Que Jesus me de forças pra continuar seguindo pelos caminhos retos a Deus, e sabedoria pra não me desviar dEle. Nunca! Pastor, passar bem e que Deus lhe abençõe. Irmão Flávio

E o repudiado?

porIrmão Cláudio, julho 21, 2011

Li os comentários e pude ver que, é uma sistuação complicada. Mas vamos lá.Suponhamos que minha esposa se divorcia de mim.Logo, fico repudiado, e terei que ficar o resto da vida sozinho? Ou colocarei uma arma na cabeça dela pra que ela volte obrigadamente pra mim pra eu não pecar?
Viverei um casamento de faxada, sorrindo a todos na igreja, mas em casa dormiremos separados, e as noitadas de masturbação frente ao pc continuarão? E ela continuará se masturbando na hora do banho?
Não seria adultério na mesma? Cobiçar outra pessoa e se masturbar pensando noutra pessoa?
O adultério tem perdão, dado por Deus, mas não tem liberação pra se casar denovo, logo, devemos viver uma vida de brigas,infelicidades, criar filhos em ambientes secos, sem afeto, sem exemplo de um casal que se ama, sem vida sexual ativa, em depressão, sem vontade de viver?
Vamos a um texto em Apocalipse, onde Deus fala que ODEIA a obra dos "nicolaítas" ( hierarquia na igreja) e em Malaquias Deus fala que ODEIA o divórcio coma mulher da tua MOCIDADE.Tembém em provérbios, fala que Deus abomina os que SEMEIAM CONTENDAS entre os irmãos.
Bem, está aqui 3 coisas que Deus odeia e abomina;
1ª Divórcio com a mulher da sua mocidade
2ª Hierarquia na igreja
3ª Espalhar contendas entre os irmãos.

Porque pegam tão pesado só no divórcio? E não atentam para uma obra que Deus ODEIA, e os pastores a praticam, que é a "obra dos Nicolaítas" ( Hierarquia na igreja ) Ver Mateus 23, sobre o que Jesus deixa claro sobre um ser maior que o outro.
Deus julgará os adúteros ( que não se arrependeram )
Também ficará fora do reino os;
Mentirosos;(os que fala uma pequena mentira e a pratica.
Covardes;( os que são "omissos" ás verdades)
Feiticeiros;( os que dividem igreja, rebeliadores)
Ladrões; ( os que arrancam dinheiro do povo )

Aqui ficou poucos exemplos, mas quero deixar uma meditação a todos vocês comparando o adultério com outros pecados;
Você não se separou, então não é adúltero.Mas´, vive cobiçando a irmã do coral, ou a vizinha do prédio ao lado, e Jesus disse que, "só de olhar" com olhar impuro, COMETEU ADULTÉRIO! E aí?

Outra coisa;
Você mente sempre ao telefone, quando é preciso mentir, e quando chamam em sua casa, as vezes manda alguém dizer que não está e casa, etc.. estas mentirinhas são menores que um adultério?
Ap 21:8

Você vive uma vida infeliz no casamento, mas quando prega na igreja, abre um falso sorriso, e dá conselhos de uma vida que você NÃO VIVE na prática, isto não seria MENTIRA E HIPOCRISIA?

A verdade é, que, o exército evangélico, é o unico que mata seus proprios soldados, e é o que mais fala de "amor" mas é o que menos "vive" o amor tão falado, logo, são hipócritas e meros acusadores, apontadores de erros, como se eles não os tivessem!

O cristianismo é um querendo dar lição de moral no outro, até que, este caia em si, e veja que ele é semelhante, ou pior do que o outro a quem ele tanto apedrejava.Isto, pude entender em João 8, quando Jesus pede para atirar a 1ª pedra quem não tem pecados! Veja que Jesus não se limita a serem "adúlteros" mas, se referem em geral á "ter pecados", ou seja, Jesus disse claramente: " seja qual for o pecado, se você não tem nenhum, pode atirar a primeira pedra!
Portanto, só é aceitável alguém acusar um "adúltero" se este alguém não tiver nenhum pecado!

Obs: sou casado, e casado com uma só mulher, uma só vez.
Paz a todos.

divorcio

porleticia, dezembro 2, 2011

Bem to casada há 13 anos, com um homem que é dependente quimico,ja lutei muito por ele em oração, jejuns campanha durante todo este tempo, eu não tive grandes resultados agora para piorar ele escolheu ir embora do que aceita um tratamento, vejo que o meu caso, so pode ser uma separação. Os meus são pequenos ele não me ajuda com nada pouco se importa com eles. O que devo fazer continuar lutando sozinha pela busca da restauração do meu casamento ele não aceita nem tratamento para cuidar deta dependencia quimica.Me ajude tbem preciso de um aconselhamento.

minha vida

poro amor e plantado e com carinho cultivado, janeiro 4, 2012

bom, tenho quase 2 anos de casamento, posso falar que tive poucos momentos felizes. logo que casei meu marido ja agiu de um jeito bastante estranho ele gritava, quebrava coisas , esmurrava a parede e enfim resumindo dava o maior bafão... e isso se repete constantemente, principalmente quando quer alguma coisa e eu questiono ou nao o apoio.
tenho 25 anos e sou uma mulher frustrada, sem esperança... alem do mais eu que sustento minha casa quase que sozinha... e ele diz que tudo e fé... que fé... as contas chega no fim do mes... e nao tem nada haver com fé...
to cansada da indiferença, da falta de educação, da falta de respeito... eu achava que casando com um homem de Deus nunca aconteceria estas coisas... engano de muitas.... a maioria e so uma casca perfeita por fora e um monstro por dentro!!!

tenho medo do divorcio so por um motivo. da minha visa acabar de tanto ele me perseguir!!!

se tivesse jeito fugiria pra longe, bem longe e nao deixaria nem recado....

Jesus nao aguento mais me ajude!!!

finalmente alguém com bom senso

porNazaré, janeiro 5, 2012

Caro pastor esta questão do divórcio sempre foi para mim um entrave para que eu possa me dedicar a obra de Deus em qualquer igreja pois pessoas especialmente mulheres divorciadas são muito discriminadas pelas igrejas como se o casamento dependesse apenas delas para serem perfeitos. A verdade é que só quem está vivendo a situação é quem sabe da realidade portanto não cabe a mais ninguém dizer o que é melhor. O julgamento pertence apenas a Deus. Parabéns pelo artigo!!! Precisamos de mais pessoas de mente aberta e menos prepotentes, assim como senhor. Que Deus continue lhe iluminando e abençoando>!!!

casamento sem amor

porjunior, janeiro 25, 2012

Bom dia a todos.
Claro que todos nos cristao somos contra o divorcio mas temos que pensar nos dias em que vivemos.No meu caso casei sem amor. Logo com o tempo veio a depresao e a infidelidade.Todos os aconselhamentos que escuto e para orar e jejuar,pedir força a Deus. Fiz isso durante 12 anos mas vivo em angustia pois estou numm casamento de aparenci.As pessoas me trata como se eu me divorcia-se ia sair pro mundo cometendo todo tipo de pecado,nao entende que so quero ser feliz. E muito dificil falar com crentes,pois eles estao bem mas nao vem o sofrimento de quem esta passando por essa triste situaçao. Me pergunto por que Deus nao poe amor no meu coraçao,todos dizem que amor e posiçao,sacrificial mas vejo que amor e desejo carinho atençao companherismo. Coisas que nao sinto por minha mulher.Tenho que viver num casamento a onde eu nao amo?

casamento sem amor

porMax, janeiro 30, 2012

Junior meu caso é completamente semelhante ao seu,
preciso de respostas pois não consigo mais viver sem felicidade plena.

divórcio

porPRA.NIDA., abril 5, 2012

MAS VCS SÃO FARIZEUS MESMO, MUITOS DE VOCÊS VIVEM COM SUAS ESPOSAS SEM AMALÁS, RESPEITÁ-LAS, MUITAS VEZES ATE ESPANCAM SUAS ESPOSAS, E AINDA VEM DIZER QUE TEM QUE VIVER MESMO ASSIM ACHAM QUE VÃO PRO CÉU SÓ SE FOR DA BOCA DO CACHORRO DOIDO DEUS VER TUDO PIOR DO QUE O DIVORCIO E TRAIR A ESPOSA COM A DIREIGENTE OU COM UMA IRMÃ MAS BONITINHA DO QUE SUA ESPOSA MAS DEUS VAI DESMANCHAR NESTES ULTIMOS TEMPOS MUITOS PICADEIROS PORQUE VOCÊS FALAM DO QUE NÃO VIVEM PARABÉNS PASTOR CONTINUE AJUDANDO AS PESSOAS POIS O POVO PERECE POR LHE FALTAR CONHECIMENTO CADA CASO E UM CASO TEMOS QUE AVALIA-LO PORQUE NO CÉU NÃO TEM ARRUMADINHO FICO MUITO INDIGNADA COM ESTES FARIZEUS ELES QUEREM CRENTES DE FORMA MAIS DEUS CHAMA CRISTÃOS DE FORMAS ELE E QUE NOS CONHECE E COMO NO PASSADO QUANDO FORAM APEDREJAR A MULHER ADUTÉRA ELE ANALIZOU A CAUSA E DEU O SEU VEREDITO FARIZEUS DEIXEM AS CAPAS DE LADO POS O LAR DE VOCÊS NÃO E DIFERENTE DO DAS OUTRAS PESSOAS OU VCS JÁ ESTÃO NUM CORPO GLORIFICADO LEMBREM-SE O PAI DA MENTIRA E O DIABO.

divórcio

porPRA.NIDA., abril 6, 2012

MAS VCS SÃO FARIZEUS MESMO, MUITOS DE VOCÊS VIVEM COM SUAS ESPOSAS SEM AMALÁS, RESPEITÁ-LAS, MUITAS VEZES ATE ESPANCAM SUAS ESPOSAS, E AINDA VEM DIZER QUE TEM QUE VIVER MESMO ASSIM ACHAM QUE VÃO PRO CÉU SÓ SE FOR DA BOCA DO CACHORRO DOIDO DEUS VER TUDO PIOR DO QUE O DIVORCIO E TRAIR A ESPOSA COM A DIREIGENTE OU COM UMA IRMÃ MAS BONITINHA DO QUE SUA ESPOSA MAS DEUS VAI DESMANCHAR NESTES ULTIMOS TEMPOS MUITOS PICADEIROS PORQUE VOCÊS FALAM DO QUE NÃO VIVEM PARABÉNS PASTOR CONTINUE AJUDANDO AS PESSOAS POIS O POVO PERECE POR LHE FALTAR CONHECIMENTO CADA CASO E UM CASO TEMOS QUE AVALIA-LO PORQUE NO CÉU NÃO TEM ARRUMADINHO FICO MUITO INDIGNADA COM ESTES FARIZEUS ELES QUEREM CRENTES DE FORMA MAIS DEUS CHAMA CRISTÃOS DE FORMAS ELE E QUE NOS CONHECE E COMO NO PASSADO QUANDO FORAM APEDREJAR A MULHER ADUTÉRA ELE ANALIZOU A CAUSA E DEU O SEU VEREDITO FARIZEUS DEIXEM AS CAPAS DE LADO POS O LAR DE VOCÊS NÃO E DIFERENTE DO DAS OUTRAS PESSOAS OU VCS JÁ ESTÃO NUM CORPO GLORIFICADO LEMBREM-SE O PAI DA MENTIRA E O DIABO.

Meu casamento acabou

porAna, abril 13, 2012

Sou casada a 6anos,durante esse tempo meu marido já saiu de casa 5 vezes, de tantos sofrimentos que ele já me fez passar, oque eu sentia por ele acabou, descobri que ele me trai desde o inicio do casamento, por encrivel que pareca ele é Diacono, bom agora decidi não aceitar mais ele,foi a 5 e ultima vez, faz 3 meses que nem vejo ele, dizem que ele ta com outra, sei la até quando, mais pra minha casa ele não volta mais, já procurei advogado e vou fazer Divórcio,tenho medo de como vai ficar a minha situação assim... perante Deus e a Igreja, mais sei que não fiz nada de errado, ele fez, e eu não posso ficar aceitando essa situação a vida toda, perdoar ele eu devo, mais aceitar ele de novo jamais, pretendo casar de novo, mais quero saber: To pecando agindo assim? se estou não é a minha intenção, só quero ser feliz! Pesso oração... que eu não faça nada que não seja da vontadae de Deus!!!

Realidade

porPatricia, agosto 5, 2012

O divórcio é uma realidade e não como fugir dele em determinadas situações. Estou a um passo do divórcio. Estamos separados a uma ano, hoje ele já está até namorando. Nesse ano muito orei e me aproximei de Deus como nunca antes. Reconhecei que errei e que não soube edificar o meu lar. É importante para àqueles que estão passando por esta situação tanto os que querem pedir o divórcio quanto àqueles que recebem o divórcio como uma imposição, analisarem o que foi o casamento. Com certeza encontraram os dois não edificando o lar como deveriam. Acredito dentro de mim que se ao menos um dos dois estiverem com Deus os lares serão abençoados e Deus mudará o que precisa ser mudado para que ocorra a restauração do lar. Eu acredito que falhei e o meu (ainda esposo) também. Hoje entrego à Deus o meu futuro e peço a Ele sabedoria para seguir. Se Ele nos uniu ele pode reavivar aquilo que nos uniu. Se não for da vontade de Deus não será e eu seguirei com a certeza da minha salvação. Hoje me guardo, não tenho ninguém, mas tenho paz, Deus e minha filha. Assim sigo esperando a vontade Dele se cumprir. "O tempo de Deus não é o nosso". Fiquem com Deus e não julguem. Só Deus é o Juiz Soberano. Todos nós somos pecadores e precisamos nos redimir dia após dia até a volta de Cristo.


Não acredito!!

porisaac, novembro 27, 2012

Bem, para começar agradeço a boa intenção do Pastor mas, não concordo com o aspecto de que Deus aprova o divórcio de julgo desigual. A bíblia diz: quem não tem sabedor peça a Deus. Se no tempo você achou que a pessoa era maravilhosa, OK , comeu a carne e não que roer os ossos. Esse é o tipo de artigo que todos que desejam, uma desculpa para mascarar o pecado que levam sobre si.
A bíblia diz claramente que os adúlteros não herdarão o Reino dos céus, mas nós queremos nos enganar, fui ao restaurante comi, fiquei satisfeito e agra não quero pagar a conta? já pensou? Deus é amor mas também é justiça, as vezes nos esquecemos disso. DEUS ODEIA O DIVÓRCIO, NÃO TENTE DAR OUTRA INTERPRETAÇÃO, TUDO QUE É DE ERRADO NÃO VEM DE DEUS!!! O que significa buscar primeiro a justiça de Deus? Ou deveria dizer buscai primeiro o meu prazer; temos a falsa idéia de que nesse mundo temos que ter paz, prazer, tudo tem que ser uma beleza, mas o que me diz de Paulo que sofreu e morreu decapitado, e Pedro, que morreu crucificado de cabeça para baixo, e os missionários que tiveram suas filhas e filhos mortos, que perderam a sua esposa por amor a Deus? Quem quiser ganhar a sua vida perde-la-a, e quem perder a sua vida por amor de mim ganha-la-a, essa passagem expressa bem que o cristão tem que viver só para a gloria de Deus, não mas eu posso causar escândalo no meio da minha família pois, irei me separar, após vários anos de casado descobri que a pessoa é um julgo desigual... Ah! o meu par realmente, de verdade mesmo, é a irmã fulana 20 anos mais nova e agora sinto de Deus que essa é a pessoa certa, blá, blá, blá. quem não tem sabedoria peça a Deus. Dobre o seu joelho e peça que já que esta junto da pessoa que acha que não te corresponde mais seja mudada pelo Senhor que é o único que pode mudar o coração do homem ou então peça para mudar o seu, pois, o erro sempre esta no outro não é!? Fico triste com o mundo hoje e as igrejas que pregam heresias e estão fora da palavra de Deus. A esposa de Jó mandou ele amaldiçoar a Deus e morrer, no momento mais difícil da vida dele ela o abandonou e no final Deus nem permitiu que ela morresse e nem deu outra mulher para ele, pelo contrário ele teve mais filhos com ela e constituíram família novamente. Vamos mais fundo Adão e Eva, Eva comeu do fruto e Deus não queimou Eva e fez outra mulher para Adão, pelo contrario acredito que Adão viu o que Eva tinha feito e resolveu assumir as consequências junto com ela comendo também do fruto. Deus fez o casamento para durar uma vida inteira. A vontade básica de Deus a respeito do casamento permanece inalterada desde o Éden. Jesus baseou seu ensinamento no princípio revelado em Gênesis 2:24 (Marcos 10:6-9 ). Paulo usou o mesmo princípio, claramente entendido em Romanos 7:2-3. Uma vez que o casamento dura somente até a morte (Mateus 22:30), as pessoas que enviúvam ficam livres para se casarem novamente (veja 1 Coríntios 7:39; 1 Timóteo 5:14).

O divórcio sempre envolve pecado. Em termos gerais, Deus proíbe o divórcio (1 Coríntios 7:10-11). Mesmo nos casos em que ele permite o divórcio e novo casamento , uma das pessoas pecou contra Deus e o companheiro. Onde o adultério não está envolvido, a decisão de divorciar é um ato de rebelião contra o Senhor. Aos olhos de Deus, não há tal coisa como divórcio "sem culpa."

Alguns torcem o comentário de Paulo em 1 Coríntios 7:11: (" Se, porém, ela vier a separar-se, que não se case, ou que se reconcilie com seu marido") para dizer que ele está sancionando o divórcio. Eles sugerem que, se o divorciado não se casar, a separação é permitida. Podemos ver claramente a falácia de tal argumento comparando a estrutura desta passagem com 1 João 2:1-2. Considere o paralelo óbvio:

1 Coríntios 7:10-11: "...não se separe...se, porém, ela vier a separar-se, que não se case... ou que se reconcilie com seu marido".

1 João 2:1-2: ".. não pequeis. Se ... alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai".

Pecado é errado em 1 João 2:1-2 e a separação é errada em 1 Coríntios 7:10-11.

Entendemos claramente que Paulo não autoriza o divórcio, considerando seu ensinamento uns poucos versículos antes. Ele disse que separações curtas por consentimento mútuo para o propósito de oração podem ser permitidas (1 Coríntios 7:5-6). Ele não aprovou decisões unilaterais de separar e não autorizou separações permanentes.

Jesus condena divórcio e novo casamento. Lucas 16:18 apresenta a regra geral: "Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério." Jesus condenou o que tem se tornado comum em nossa sociedade: a prática de deixar um cônjuge para se unir a outro.

O adultério mencionado aqui é um pecado contínuo que envolve relações sexuais entre pessoas que não têm permissão dada por Deus para coabitar. O pecado não está meramente no ato de fazer um voto de casamento, mas na consequente posse de um cônjuge ilícito. Não era errado somente para Herodes tomar Herodias como sua esposa; era ilícito para ele tê-la (Marcos 6:18). Para retificar esta situação perante Deus, a separação teria sido necessária. Quando o pecado é adultério, os frutos do arrependimento requerem o fim da prática (Mateus 3:8; 1 Coríntios 6:9-11). Tão certamente como ladrões, bêbedos e homossexuais têm que cessar suas práticas ímpias, os adúlteros têm que deixar suas relações ilícitas.

As mesmas regras se aplicam geralmente. Muitas pessoas tentam alterar o significado do ensinamento bíblico limitando sua aplicação em modos em que Deus não o restringiu.

A palavra de Deus é clara todas as coisas me são licitas mas nem todas me convêm a fazer.

Deus abençoe!!!

Divorcio

porC, dezembro 16, 2012

Li todo seu artigo pastor. Acho, com todo respeito, perigoso analisar estes versículos que dizem que Deus perdoa o casamento. Estou passando por uma situação muito difícil e depois de ler seu artigo fiquei convencida de que eu deveria me divorciar, depois li os comentário e parei para pensar... É muito complicado determinar as coisas, acho que cada pessoa que está passando por essa situação deve orar incansavelmente até que Deus toque no coração e dê a resposta certa. Eu quero que meu casamento dê certo e eu sei que Deus também quer, porque toda vez que eu penso em me conformar com a decisão do meu marido de se separar eu sinto no meu coração que isso é um erro, que a gente não tentou o bastante. Mas por causa de textos como o do Sr que muita gente desiste. Assim como o senhor falou que Deus pode perdoar um divorcio, Deus também pode intervir em um casamento e abençoá-lo, torna-lo próspero. Ele pode tudo não é mesmo?! Não acho que a pessoa que diga que já tentou o bastante tenha tendado o bastante, se não ela não teria dúvidas de que o certo é se divorciar. Deus conversa com a gente de diversas formas, vamos orar, vamos pedir para que Ele resolva a nossa situação, para que Ele cuide do nosso casamento e se nós pedirmos para Deus cuidar de nosso casamento, tenho certeza que Ele vai salvá-lo, Deus não perde nenhuma batalha, Ele é poderoso para fazer tudo, para transformar pessoas. Agora é aquilo, um da relação pelo menos tem que querer, se não não adianta... Essa é minha opinião...








Artigos licenciados sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, publicar em jornais, revistas, websites e outros meios de comunicação desde que seja dado crédito ao autor original (cite as informações Sobre o Autor e o link para a fonte do artigo: Fonte: www.artigos.com)



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

GLÓRIA A DEUS