terça-feira, 4 de março de 2014

ESTUDE COM A BÍBLIA NA MÃO!

Os Segredos de Josué e Calebe - Esforço

Texto-chave: Esforçai-vos, e animai-vos; näo temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; näo te deixará nem te desamparará. (Dt 31.6)

Visão central: A Bíblia relata a história de dois grandes heróis da Fé: Josué e Calebe. O primeiro era da tribo de Efraim, fiel auxiliar de Moisés e depois da morte deste assumiu a liderança do povo de Israel e conquistou a Terra Prometida. O segundo era da tribo de Judá, foi um dos principais líderes de Israel (líder da tribo de Judá) e apesar de seus 85 anos, batalhou para conseguir a terra que lhe foi prometida. Um dos segredos destes homens era o Esforço, algo que, infelizmente, não tem sido cultivado hoje por nós membros de igrejas e os homens de Deus e muito menos os "homens de Deus" (quem tem ouvidos para ouvir, ouça). É necessário que aprendamos com estes heróis da Fé, a nos esforçar para propagação do Evangelho (Rm 15.20) e cultivar essa virtude em cada um de nós. Abandonar toda preguiça e acomodação, e nos esforçarmos em alcançar o Alvo, que é Cristo (Fp 3.14).

Tudo começou em Números 13.1-16. Naquele período o povo estava em uma situação delicada, pois se você ler Números do capítulo 1 até o 12, verás que eles estavam vivendo em altos e baixos diante de Deus num período repleto de murmurações, revoltas, direções de Deus e milagres.

Mas mesmo assim, Ele decidiu fazer com que o povo conquista-se a Terra de uma vez por todas.

Deus se apresentou a Moisés e lhe ordenou que 12 homens (os líderes de cada Tribo) fossem por toda a Canaã e dessem um relatório completo ao povo acerca de como era a Terra que Deus lhes havia prometido. E sabe o que vemos nessa situação? Uma Missão! Deus havia comicionado por meio de Moisés aqueles 12 homens para uma Missão especial. Ah se eles soubessem que a maior coisa que um ser humano pode fazer é cumprir uma Missão a mando de Adonay! Diante da Missão, eles foram uma verdadeira decepção para Deus, porém se esforçaram!

Se ponha no lugar deles... Doze homens de um povo nômade, andando por toda uma região (do tamanho de Sergipe) tendo que pesquisar povos, campos de semeadura, animais, frutos, terras, culturas... Em uma terra hostil permeada pelo pecado, pela idolatria, pelo engano, pela libertinagem e pelos perigos. Uma terra onde a morte era um mero detalhe. Foi um esforço hercúleo realmente. E infelizmente, apesar de tudo, 10 dos espias apostataram da Promessa, mas Calebe e Josué se mantiveram firmes regando seu esforço à muita esperança, fé e amor (1 Co 13.13). Guarde isso: Eles foram heróis na Fé porque seu Esforço foi regado à muita esperança, fé e amor.

Se continuarmos a analisar a vida dos dois... Veremos que o esforço era sua marca registrada. Leia você mesmo a história em Números e no livro Josué. Ele (Josué) já idoso, liderou toda uma nação com pouca experiência militar e conquistou 7 nações cananéias. Calebe, já idoso também, teve que empreender sozinho com sua família uma batalha contra a cidade fortificada Hebrom, habitada pelos decendentes dos nefillins (nefillins-> gigantes ou poderosos, em hebraico)... Venceu e se tornou um dos homens mais admiráveis da história, tendo consigo uma vitória digna de uma epopéia (genero literário que conta histórias fantásticas e maravilhosas por meio de poema como a Odisséia e Os Lusíadas)! Assim também em relação a Josué.

Veja que o Esforço é um príncipio bíblico! Muitos (senão todos) aqueles chamados por Deus para uma Missão, tinham como uma das maiores virtudes o esforço com que serviam a Deus. Temos como exemplo, Moisés (Ex 3.1), assim como também Calebe (Js 14), Gideão (Jz 6.11), a mulher de Manoá (Jz 13.9), Pedro, André (Mc 1.16), João, Tiago (Mc 1.19), Mateus(Mt 9.9), Barnabé, Paulo (At 13.2) e muitos outros. A grande verdade é que é muitíssimo importante nos esforçarmos para cumprirmos a Missão dada por Deus a nós. Todas essas pessoas citadas, tiveram que enfrentar pessoas, demônios, adversidades, obstáculos... e o pior de tudo, tiveram que enfrentar a si mesmas (Ex 3.11, 4.1, 4.10, 4.14; Jz 6.12.5; 2 Sm 12.1-9; Jo 21.15-18; At 9.1-9).

Enfim amados leitores... É necessário esforço! A Bíblia é o nosso grande caminho a seguir, e um de seus muitos ensinamentos é que para cumprirmos a vontade de Deus é necessário nos esforçarmos. É assustador como esse tipo de mensagem está anulada nos pulpitos. Ensinamos muito sobre prosperidade, libertação, cura interior (num ponto de vista extremista), maldições hereditárias a fim de superarmos os nossos desafios e cumprirmos o nosso chamado... Também adoramos aquelas frases que fazem comichões aos ouvidos, como "Sou mais que vencedor", "Deus tem o melhor para mim", "Sou filho do rei" (eu concordo, mas você sabe que elas são muito mal colocadas). Mas... Esqueçemos de pregar o que Paulo ensinava: É necessário lutar pela fé, combater o bom combate! Lutar, combater... É tudo regado à esforço (I Ts 2.2; II Tm 4.7)!

Assim como os espias tinham uma Missão, nós também temos! Porventura não somos todos partes fundamentais do corpo de Cristo, a Igreja (I Co 12.12-31)?! Contudo, o que tenho visto é pouco esforço da parte dos irmãos em honrar a Cristo na igreja. Muitos amigos meus do colégio, que se dizem cristãos são totalmente inertes em relação a Igreja (uma forma educada de dizer: não se esforçam para nada!), na igreja que congrego algumas vezes percebo o pouco esforço das pessoas em seus ministérios! Ouço muitas pessoas falarem e falarem como a Igreja está doente e que é necessário mudar (ex. Neuza Itioka) mas não vejo fazerem nada concreto para mudar a situação (ex. Neuza Itioka)! Falta esforço na hora de evangelizar, orar, ler a Bíblia, ofertar (sim, ofertar!) etc.

Vejo tantas pessoas ímpias, esforçando-se ao máximo para entrar numa faculdade, conseguir um emprego melhor, mudar a História... Mas e a nossa juventude perante Deus? Tem se esforçado em que? E os nossos pastores acomodados em seus gabinetes? E os nossos apóstolos em seus jatinhos?!

Convido você a receber essa mensagem do Espírito Santo em seu coração e a partir de amanhã (ou hoje, dependendo do horário) uma busca intensa para que Deus lhe ajude a se esforçar em Sua obra. Isso mudará a sua vida e deixará Deus muitíssimo contente!

E bem, se você pensa que já está se esforçando o bastante... É sinal que você não está se esforçando!

Não quero desanimar os irmãos. Mas é a verdade que o Espírito Santo ministrou em mim nesta manhã. O caminho que Deus tem para nós é maravilhoso e muito grandioso para que se possa expressar em palavras. Porém o Espírito Santo utiliza obstáculos, desafios e muitas vezes nos deixa chegar ao "Vale da Sobra da Morte" para forjar em nós pessoas melhores, filhos melhores, cristãos maduros!. A principal função do Espírito Santo - sendo Deus Todo-Poderoso -, é forjar em nós a imagem e semelhança do Mestre Jesus... Não distribuir dons espirituais como se fosse um distribuidor de senhas (claro, creio na manifestação dos dons atualmente)! Portanto amados, eu convido você a - juntos - buscarmos a face do SENHOR em arrependimento e pedirmos a ele que nos dê as condições necessárias para que o Esforço possa fazer parte de nosso estilo de vida.

Afinal de contas, para ocorrer uma Segunda Reforma Protestante (nada menos radical poderá mudar a situação atual à nível mundial), onde esse evangelho barato (me perdoe...na verdade é caro demais para o meu gosto) seja aniquilado e renasça o evangelho do amor do arrependimento; será necessário esforça-mos-nos até a ultima gota de sangue! Antes de ficarmos criticando aqueles que tem borrado o evangelho de Cristo, temos que concertar a nós mesmos e procurarmos ser pessoas mais esforçadas em nossos ministérios. E eu creio irmãos piamente, que Jesus encontrará nesta Terra quando voltar, uma Igreja limpa e sem defeito pronta para se encontrar com o Senhor nos ares... Custe o que custar, literalmente.

Cansado e esperançoso de que os irmãos respondam a esse clamor vindo da Sala do Trono, 


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

GLÓRIA A DEUS