quinta-feira, 11 de maio de 2017


O MILAGRE ESTÁ EM CASA. (2 REIS 4.1-7). 

INTRODUÇÃO. O milagre operado na vida da viúva de Suném tem ensinos importantes. Quem medita neste texto tem a fé fortalecida e aprende que as circunstâncias não precisam ser favoráveis, para Deus operar. 

I – AS CIRCUNSTÂNCIAS REVELADAS - (VV 1-2)
“O avivamento não acontece em tempos de prosperidade".  Quando Deus tirou o povo do Egito não havia mais esperanças, quando Ressuscitou Lázaro sua carne estava em decomposição. (Ver Ex 3:11,14/ Jo 11: 39,40).  Ele é o Deus dos impossíveis”. Agindo Eu quem impedirá?

1. Situação de luto - Meu marido, teu servo, morreu; A situação era dramática: Tristeza, solidão, medo, insegurança, incerteza, etc. Nestas circunstâncias você esperaria um milagre? Quantos conseguem ouvir o Senhor dizendo: se tu creres, verás a glória de Deus?”(Jo 11.40).

2. Situação de escravidão - “... e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem escravos." Além de perder o marido corria o risco de perder os filhosSua situação é pior do que esta? (Is 61:1-3).

3. Situação de escassez – "Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Quando os problemas crescem, desprezamos até o pouco que temos. Os discípulos falaram: "Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isso para tantos”? (Jo 6.9). Para o Senhor bastou, Veja o resultado no verso 14.

II – O MILAGRE OPERADO - (VV 3-7)

As circunstâncias não são empecilhos, mas oportunidades p/ Deus.    Para Israel o mar era o problema, para Deus o caminho e arma para afogar os inimigos. Deus vai transformar o seu problema em solução e o seu fracasso em vitória! “Ver Ex 14:15,16”. (Jr 29:11).

1. Tudo começou com o que ela tinha – (Ler V 3,4) Parecia uma proposta irracional, mas "Deus chama a existência as coisas que não existem".(Rm 4.17).

Azeite é o óleo tirado de azeitonas. Era usado como alimento, como remédio e como combustível.      Ela tinha algo precioso em casa, faltava apenas apresentá-lo a Deus para o poder se manifestar. Ver Ex 4:2, 3.
“O azeite é o símbolo do E santo, tome posse da benção”. (Ef 1:3).

2. Continuou com sua atitude – (Ler V 5). Se aquela mulher se trancasse em casa para lamentar e murmurar, seus filhos teriam sido levados à escravidão e ela teria morrido de fome.        

“O que proporcionou o milagre foi a ação dela e de seus filhos”.
O milagre começa com atitude. Os dez leprosos foram a Cristo (Lc 17.12); Bartimeu clamou até ser ouvido (Mc 10); a mulher hemorrágica se arrastou para tocar em Jesus (Mc 5.25-29); o cego obedeceu, foi ao tanque se lavar e voltou vendo (Jo 9.1-7). Naamã mergulhou no Jordão e foi curado. Quantos querem dar um passo para Jesus operar o seu milagre hoje?

3. Manifestou na proporção da sua fé – (Ler V 6) Ela creu na palavra do "homem de Deus" e o milagre aconteceu em sua casa. (2 Cr 20:20).Quantos prepararam as vasilhas para receber o azeite?
“Não há motivo para olharmos para as circunstâncias”.(Nossa referencia é a palavra; Hc 3.17,18).


III – AS LIÇÕES EXTRAÍDAS. O que este milagre nos ensina” 

1. O cuidado de Deus com os que o temem: “... tu sabes que o teu servo temia ao Senhor...". Ela sabia que o Senhor nunca desampara aqueles que o temem. "Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia" (Sl 33.18-22);
e ainda: (Sl 34.9; Sl 103.11, 13. Mesmo depois da sua partida, Deus cuidará dos seus, porque você o teme (Sl 103.17 / Lc 1:50).

2. O milagre não tem limites – O profeta conhecia bem o seu Deus, por isso, mandou que a mulher arranjasse vasos, "não poucos", pois sabia que Deus mandaria bênção com abundancia. Ele é poderoso para fazer infinitamente mais... (Ef 3:20). 

2. O milagre está relacionado à nossa fé e atitude – O azeite jorrou na proporção da sua fé e ação. Quando disseram: "Não há mais vasilhas. Então, o azeite parou". Enquanto tem vaso o azeite jorra. Pode ser que o seu milagre ainda não chegou por falta de vasilhas: oração, fé, ousadia.

CONCLUSÃO
 Deus pode, quer e vai operar um milagre em sua casa, seja: Físico, espiritual, profissional, financeiro ou emocional.   Há um grande milagre determinado para acontecer na sua casa hoje (Sentencie; Dn 4:17).


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

GLÓRIA A DEUS