sexta-feira, 10 de novembro de 2017


Culto de Senhoras, mulheres de joelhos.

Monte Tabor é uma alta colina da Galileia, na secção leste do vale de Jizreel, 17 km a oeste do Mar da Galileia, como o topo à cota de 575 metros acima do nível do mar. ... É também conhecido como "Har Tavor", "Itabyrium", "Jebel et-Tur" ou "Monte da Transfiguração".
Significado de Lapidote: Nome bíblico. É de origem hebraica e significa "tochas".
Baraque é um nome de origem hebraica que significa "Relâmpago". Filho de Abineão de Quedes, foi um líder de Israel na época da opressão por parte de Jebim, rei de Canaã. Baraque, acompanhado pela profetisa Débora, esposa de Lapidote, lutou contra as tropas de Jebim, chefiadas por Sísera, no monte Tabor.
Débora é uma variação de Deborah, e sua origem é o hebraico. O significado do nome Débora pode ser “enxame de abelhas", “abelha” ou “dizer palavras amáveis”. ... Débora, a única juíza mulher citada na Bíblia, é considerada por alguns como a mãe de Israel.
Significado do Nome JaelJael: Significa “cabra das selvas”, “cabra dos montes”. ... O nome está presente em vários países, mas é bastante popular especialmente em Israel, onde é utilizado na forma Yael.
Significado do Nome Héber. ... Do hebraico Haber, Heber, inicialmente significava “homem, varão”, e mais tarde passou a designar “companheiro, associado”.
Sísera era chefe do exército de Canaã, no reinado de Jebim. Juntamente com este rei oprimiram os israelitas durante 20 anos. Organizou mais de 900 carros de guerra no combate contra Israel, que tinha como líder o juiz Baraque e a profetisa Débora.

Uma verdadeira companheira

Provérbios 18:22 O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor.
Provérbios 31:11-12 O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.

Lapidote é citado somente uma vez em Juízes 4:4. Debora era conhecida e reconhecida como mulher de Lapidote.
Lapidote foi o facilitador do ministério de Debora; ele reconhecia o chamado de Deus na vida de Débora e não a impediu de exerce-lo.
Lapidote foi aquele que abriu as portas para Debora assumir seu chamado ministerial;
Lapidote era o sacerdote e o provedor do seu lar.

Quem era Debora?
Provérbios 31:10 Mulher virtuosa, quem a achara?

Versículo 4 profetisa, mulher de Lapidote, juíza.
Debora que era uma adoradora, temente a Deus.
Versículo 5. Mulher trabalhadora, sabia, reta, modelo para ser seguido.
Debora não andava segundo o padrão da época.
Versículo 6-7. Debora tinha intimidade com Deus; tinha a visão de Deus. Ela conhecia as suas limitações, sabia delegar e sabia para quem delegar tarefas. Debora reconhecia os dons na vida das outras pessoas.
Versículo 9. Disponível para andar junto. Só apontar o caminho não eh suficiente. Debora também era corajosa e franca, falava a verdade.
Versículo 14. Debora discernia os tempos, sabia quando devia ouvir e quando devia agir.
Quem era Baraque?
Hebreus 11:32 Baraque eh citado como um dos heróis da fé. Hebreus 11:34 … da fraqueza tiraram forca...

Versículo 10. Comandante de guerra; liderava 10.000 homens de guerra.
Versículo 8. Ele foi inteligente ao dizer que não iria para guerra sem Debora. Ele talvez não estivesse firme na fé, então precisava de alguém mais maduro na fé, para caminhar lado a lado com ele. Baraque reconhecia a autoridade de Debora e seguia as suas instruções. Ele também sabia trabalhar em equipe, reconhecia que não podia vencer sozinho.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

GLÓRIA A DEUS