sexta-feira, 22 de março de 2019

Pecados da Mente
"Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbios: 4. 23. 

Estive pensando.... Como nós temos uma visão baixa do que é o pecado. Na verdade, por muitas vezes não sabemos nem o que é pecado. Não temos ideia da sua monstruosidade, e de como é abominável aos olhos do Deus que é Santo Santo Santo. Esta nossa ignorância, se dá pelo fato de não praticarmos uma auto-análise, como faziam os Puritanos. Parar e olhar para dentro de nós, e prescrutar todas as nossas sujeiras, até onde pudermos. Sim, esta analise é boa, desde que leve em conta a graça de Cristo, para que não ocorra desespero. Nós somos piores do que imaginamos que somos. E somente quando entendemos quem Deus é, vemos quem nós somos. Então, o conceito de pecado para nós, está limitado apenas no ATO. Ou seja, pecado é mentir, roubar, matar, adulterar... Mas pensar... Aí não é pecado. Argumenta-se "Eu só pensei, não cometi o que desejei.. Não é tão grave".. Este pecadinho da mente, é abominação aos olhos do Senhor. E é sobre estes pecados da mente, que nós cometemos, que quero falar um pouco. 


Infelizmente, a maioria dos cristãos, tem a ideia que pensar em coisas absurdas não é pecado, desde que eu não cometa o que se pensa. Isto é um engano; Jesus já nos advertiu sobre isto, toda a Palavra de Deus em um só tom fala sobre isto. Uma pessoa que rouba, antes de cometer o ato em si, ela pensou, planejou, arquitetou o seu plano na mente. Todo pecado cometido (ato) é resultado apenas do que a mente já gerou. Tudo começa nos pensamentos. Jesus disse:

" Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos, isso não o contamina." Mateus: 15:18-20

Jesus nestes versos, nos diz que o que corrompe uma pessoa não sao os atos exteriores (com referencia apenas a este contexto especifico), mas o que sai do coraçao. Os atos pecaminosos externos, partem de um coraçao pecaminoso, manchado pelo pecado. Vem do CORAÇÃO-isto é, do centro da pessoa, vontade, mente, imaginação e etc. E é reflitido em atos externos. Por isto, podemos pecar com a MENTE.

Normalmente, pensamos que o pecado na mente é normal.. "Não cometi, é o que importa" dizemos. Mas, Jesus mostrou que as observâncias exteriores, de nada valem, se o nosso coraçao estiver sujo. Guardando um pecado de estimaçao. Jesus censurou os fariseus por este pecado- hipocrisia. É uma falsa piedade, o Senhor abomina isto. E muitas vezes, somos como os fariseus, hipócritas. Queremos mostrar uma justiça externa e bonita; mas por dentro estamos imundos, sujos. 

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. " Mateus: 23:25-28

Jesus foi muito claro no Sermão do Monte, onde refutou o ensino que o adulterio, o assassinato, era condenado por Deus apenas quando se concretizava- ato. Mostrou que não é a letra, mas o espirito da letra que dá vida. Nao adianta nao cometer o ato, se voce pensa. Pensar, são os pecados do coração. Equivalente ao ato. Só em pensar, imaginar, desejar- pecou. Foi isto que Jesus nos ensinou. 

"Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." Mateus: 5:27-28

Como nós caimos facil. Como desejamos coisas pecaminosas. Nossa mente se não estiver sendo alimentada, cria fantasias terriveis. E a prova que estes pensamentos são pecaminosos, é que não teríamos coragem de contar eles nos cultos, nem para os nossos irmãos. Afinal, o que pensariam de nós? Pecar na mente, é profanar o santuario de Deus. Temos que renovar a nossa mente todo dia (Romanos12:2), ela é o centro de adoração a Deus. 

Você que está lendo este artigo, certamente se és crente em Jesus, você luta contra o pecado todo dia. É uma luta que não para. Você até consegue vencer os pecados cometidos (atos), mas não tem controle sob os pecados da mente. Como são dificeis de deixar. Os pensamentos perversos quer nos aprisionar. De repente ele chega. Você até confessa-os, mas não consegue deixá-los. Porfavor, continue lendo este texto, desejo dizer-te algumas coisas a você. 

Deus conhece os nosso corações perfeitamente " E Deus, que conhece os corações..." (Atos 15:8); o salmista Davi declara " Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces." (Salmos 139:2-4)

Com base na inerrante Palavra de Deus, quero dizer que é muito tolo pecar na mente. Sim! Podemos esconder nossos pensamentos do pastor, dos nossos amigos e irmãos.. Mas de Deus não. Ele conhece tudo. E Ele diz que um dia revelará tudo que é feito em oculto. Como é tolo da nossa parte, esconder o que de Deus não pode ser escondido. A unica forma correta é confessar. Pense, quem é mais importante? Deus ou sua reputação? Voce pode ir a igreja, cantar no louvor, e manter esta aparencia de santidade, e ter pensamentos nojentos- sim, nós somos assim. Mas de Deus que sonda os coraçoes e que tudo conhece, você não escapa. Medite na grandeza do Criador. Pecados ocultos da mente, são graves, e Deus quer tratar voce. Nós somos o que pensamos. Mas, se você de novo, estas roupas velhas não fazem mais parte da sua vida. Temos que ter a atitude de Jó:

" Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? " Jó 31:1

Jó estava consciente que poderia cair com a mente; então colocou guardas nos seus olhos. Oh! Que esta seja a nossa atitude. Não temos forças em nós mesmos, mas o poder de Deus é maior que tudo. Há mais graça em Cristo que pecado em nós.

Pecamos com a mente quando : lembramos, imaginamos e planejamos. 

Pecamos quando LEMBRAMOS.

AH, nossas lembranças do passado pode nos trazer sérios danos. Pecados que cometemos ontem, mentiras de ontem, lembradas hoje com prazer. é pecar novamente. Isto ficou para trás, Deus apagou os nossos pecados e deles nao lembra mais. Que venhamos esquece-los. Pois expondo nossa mente a isto, podemos cair em tentação.

Pecamos PLANEJANDO

Isto faz parte da nossa batureza pecaminosa. Planejamos fazer o mal. Planejamos mentir, roubar, envergonhar o outro. Como isto é odioso a Deus, e deveria ser a nós tambem. Isto não faz parte do cristão que nasceu de novo. Lute contra isto pelo poder do Espirito. 

Pecamos IMAGINANDO

Não dê muita asas a imaginação.. Ela pode te deixar na mão. A nossa mente imagina coisas terriveis. Fantasias eróticas, como fazer o mal e etc. Isto abre porta para as obras do diabo. Temos que manter nossa consciencia pura. Fugir disto.

Mas como eu venço estes pensamentos pecaminosos?

Isto é obra da graça de Deus operada em seu coração. Que no entanto, requer de voce, esforço, renúncia. É o poder de Deus te fortalecendo para vencer. 

1- Confesse e deixe este pecado (Is 55:7; 1 Jo 1:9)

2- Rejeite estes pensamentos (Fp 4:8)

3- Se alimente da Palavra de Deus ( Slm 119:11; Ef 6:17, Rom 12:2)

4- Evite tudo que possa te levar a estes pensamentos maus ( Jó 31:1)

Oro ao Senhor para que Ele trabalhe em nós, e te dê forças. Que nosso clamor seja o mesmo do Salmista Davi:

" Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. " Salmos 51:10




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

GLÓRIA A DEUS